A Secretária Municipal de Educação, Sílvia Cinara Santos, divulgou nota de esclarecimento sobre mudança nos horários de aulas nas escolas municipais.
A mudança dos horários de início e término das aulas nas escolas urbanas (Luiía Viana, Vó Maria, Paulo VI e Zenaide Campos Roriz) da rede municipal se deu devido ao regime de colaboração entre Estado e Município, citado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Plano Nacional de Educação, na Base Nacional de Comum Curricular e em outras legislações.
O regime de colaboração refere-se à forma cooperativa, colaborativa e não competitiva de gestão estabelecida entre os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), visando o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional de forma geral, e na educação, de forma particular.
É possivelmente um dos melhores caminhos para gerar mudanças sistêmicas, ou seja, coerentes e contínuas, que reduzam a desigualdade na Educação brasileira.
Sendo assim, o Governo de Vianópolis, pensando no desenvolvimento dos estudantes, está cumprindo a legislação vigente e também colocando em prática um acordo feito na gestão anterior e atendendo a uma solicitação do Ministério Público, onde já havia o comprometimento de que, devido ao transporte escolar, houvesse adequação dos horários nas escolas da rede municipal ao horário da rede estadual.
99% dos pais são contra esse horário, é muito revoltante isso.
Quem é contra, transfere os filhos para as escolas particulares, lá encerram as 17:00.
Anônimo, me desculpe,mas EDUCAÇÃO é DIREITO de TODOS e DEVER do ESTADO, no caso, do município.
Os pais e funcionários
Lanches excasso e funcionários sem poder lanchar alunos vão chegar em casa td com fome só tenho dó deles e dos funcionários
As crianças precisam estudar .Se fosse integral melhor ainda .Diminuir crianças nas telas e nas ruas.Amei as mudanças.
Creio que não e necessário as crianças ficarem o dia todo na sacola, é só os pais cumprirem seus papéis de pais e não dar telas, simples assim, mas ao invés disso preferem colocar a responsabilidade de criar filhos para a escola né, ao invés de criarem atividades legais juntos aos filhos af….
País que não tem pulso e nem gostam de filhos correndo gritando brigando entre irmãos e resumindo filhos em casa responsabilidade por isso vc acha bom ,
Nunca imaginei viver para ouvir um pai dizer que está revoltado pelo filho passar mais tempo na escola.
Triste realidade Brasillllll
Não estou brigando pr ele ficar na escola não , só que ele sai de casa às 5 da manhã p ir estudar vc já pensou a hora q eles vão chegar p comer , eu gosto de meus filhos em casa sim, no tempo de tá em casa entendeu escola na hora normal
Porque eles não vão chegar mais tarde os da cidade sim
Hahahaahahaahahaha. Querem reduzir a desigualdade no ensino com essa medida?
Nos poupe. Vão pensar em investir de verdade na educação como o governador faz!
Ok! Querem aumentar a carga horária? Certo!
Mas então melhore o lanche as crianças, melhore a infraestrutura das escolas, amplie as salas de aulas ou crie novas salas para diminuir a quantidade de alunos das mesmas, melhore o brinquedo das crianças melhore a escola de um modo geral.
Para andar em conformidade com os Estados e permanecer o ensino de qualidade, é necessário que essas mudanças sejam feitas ou outras mudanças se forem necessárias.
Parabéns, secretária, pela explicação!
Apesar de sua tentativa de esclarecer que não se trata de uma decisão sua, mas de cumprimento de acordo firmado entre o MP e o Município (gestão anterior) em atenção ao que prevê a Lei e o horário do transporte estadual, muitos pais não conseguiram compreender.
Isso demonstra a necessidade de mais aula. Melhorar a interpretação de texto dos futuros adultos, para ver se não vão entender só o que querem. Muito difícil explicar para a mosca que “o mel é melhor que o lixo”. Credo!
A outra alternativa é cobrar uma taxa, né? Igual a taxa da iluminação pública, a taxa de coleta do lixo, talvez uma taxa de transporte escolar.
Ora, se tiverem dois horários, haverá a necessidade de dois transportes. E quem vai pagar por isso?
“Ah mais não estou satisfeito”. Paciência. Nem tudo sai da forma que queremos. Infelizmente. Mas esse tipo de atitude não gera um exemplo de superação, mas de “mimado”, como se fosse ser possível resolver com “birrinha”.
Conforme bem colocado pela Prof. Nadiane (que diga-se de passagem é uma Mestra nata, grande docente), a Educação é dever do Estado e da Família, inclusive dos pais, com colaboração de toda a sociedade (art. 205, CF).
Embora seja difícil pensar no horário de saída e de retorno, talvez seja necessário pensar que é o futuro desse filho que está sendo construído, com lutas, com sacrifício de todos os familiares, em busca de um bem maior.
Olhem que dezenas de outras crianças, em tantos outros cantos desse país têm que passar por sofrimentos piores, às vezes enfrentar até frio em horários bem mais radicais.
Portanto, temos (toda a sociedade) dar um voto de confiança e fazer esse sacrifício. Se houver prejuízos às crianças, vamos todos exigir melhorias. Do contrário, é confiar que vai ser uma nova etapa na vida dessas crianças que, com fé em Deus, serão grandes cidadãos em um futuro muito breve.
Estão reclamando não sei pq!
Os melhores colégios particulares em Goiânia o horário é esse!
Não vamos longe não uai nosso colégio militar da nossa cidade os alunos entram 12:45 e sai 18:10, e por sinal um colégio muiiiiiito bom!
Capaz que seria bom era as crianças ficarem na rua esse período né?P quem está aí reclamando!
a rotina no começo vai ser cansativa mas ao passar do tempo todos vão se adaptar
Esse povo de Vianópolis tem uns e outro que sabem ser chatos viu, td reclama.
É perfeitamente legítimo que os pais manifestem suas insatisfações e reivindiquem seus direitos. A democracia nos garante o direito de expressão e de participação nas decisões que afetam nossas vidas. No entanto, os eleitos foram escolhidos para representar a população e trabalhar em prol do bem comum. É fundamental que eles sejam cobrados por suas ações e que respondam às demandas da comunidade. O direito a educação é garantido na CF, além da igualdade de direitos, estamos falando em igualdade de direitos?!
Mais é o intervalo? Vai continuar sendo somente 15 mim???
Pois esses 15 mim q vcs colocam para o intervalo não dá tempo nem de lanchar direito, n da tempo nem de repor as energias para voltar para a sala de aula que está sempre fedendo mofo.
Temos 15 mim de intervalo para uma aula q dura mais de 4hr… vcs n pensam nos alunos. Espero q vcs começam a olhar para nós…
Obrigado
Ja se deram conta que o tempo que aumentou foi de 45 minutos?
Entendo quem e de fazenda, mas vamos tentar entender que são apenas 45 minutos para este auê todo sem necessidade?
ah mas foi uma hora, não foi antes era 12:45 mais começava de fato as 13 e saia 17:15 e de manha as 7 e saia 11:30..